Morre em Guarabira aos 103 anos, a educadora Maria Eulália Cantalice

Corpo está sendo velado na Central de Velórios Sono Eterno; enterro ocorre às 16 horas de hoje no Cemitério 'Velho'. 


Maria Eulália foi destaque de capa da Revista Zoom. 
(Foto: Divulgação). 
Morreu na noite dessa quinta-feira, 22, aos 103 anos de idade, um dos maiores ícones da educação guarabirense, a educadora Maria Eulália Cantalice Cavalcante.

Dona Maria, como era chamada, de forma carinhosa por todos que a conhecia – nasceu em Guarabira em 25 de maio de 1913 e casou-se com o escrivão Felinto Cavalcante. Ela dedicou parte de sua vida à educação de sua cidade, quando idealizou a escola Santa Terezinha, na Rua Prefeito Manoel Lordão – e passou a ser reconhecida tanto na sua terra natal, como em nível de estado, onde recebeu distintas homenagens, como a Medalha Osmar de Aquino através da Câmara de Guarabira e a Medalha Epitácio Pessoa por meio da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. Além da comemoração do seu centenário, realizado em 2013, no Ginásio do CIEC em Guarabira; sendo uma promoção conjunta da Prefeitura de Guarabira, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, respectivamente.

Uma curiosidade que vale destacar, é que Maria Eulália faleceu em uma quinta-feira, 22 - dia parecido com o que também morreu há quase um ano, uma grande amiga e colega de profissão dela - a educadora Detinha Diogo, que faleceu na quinta-feira, dia 22 de outubro de 2015.

Maria Eulália e Detinha Diogo faleceram numa quinta-feira, 22.
(Foto: Recorte / Brejo.com)
Devido ao falecimento da ilustre professora Maria Eulália, são muitas as mensagens de pesar nas redes sociais e imprensa: a Prefeitura de Guarabira decretou luto por três dias e a Secretaria Municipal de Educação cancelou as aulas desta sexta-feira. As coligações partidárias locais, de igual modo cancelaram os seus respectivos eventos de campanha que estavam marcados para o dia hoje.

De acordo com a família de Dona Maria, o velório da mesma está acontecendo na Central de Velórios Sono Eterno, ao lado da Praça da Juventude (Centro) e o seu sepultamento será realizado às 16 horas desta sexta, no Cemitério São João Batista (Cemitério Velho) em Guarabira.





Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário