Camila sugere debates mensais dentro da Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa

CIDADANIAA Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciará a partir do próximo mês uma série de debates com temas relevantes sobre o universo feminino. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (22) pela presidente da Comissão, a deputada Camila Toscano (PSDB) e aprovada pelos deputados Estela Bezerra (PSB) e Hervázio Bezerra (PSB).

De acordo com Camila, o primeiro tema abordado será a mortalidade materna. “A proposta foi feita durante a reunião pela deputada Estela e catamos de imediato para discutirmos o alto índice de mortalidade materna, bem como os programas do Estado para redução desse índice”, destacou. Também serão debatidos temas como violência contra a mulher, mães com filhos com microcefalia, mercado de trabalho, qualificação profissional, entre outros.

Também foi aprovado no âmbito da Comissão o projeto de Lei que trata sobre a violência doméstica. De acordo com a deputada, a proposta visa a obrigatoriedade do afastamento do agressor. “É um projeto de muita importância e agora vai a plenário para votação com grande chance de aprovação”, disse.

Mortalidade materna - A Paraíba é o quinto estado com maior índice de mortes maternas. Nos últimos anos, de 2011 a 2013, a Paraíba teve um aumento de 44% nas mortes de mulheres em decorrência do parto.

Foram registrados no Estado 54 mortes para cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, este ano, das 12 mortes maternas, sete foram somente em Campina Grande, que conta com três maternidades públicas e atende mulheres de várias cidades.

As causas - Estudos mostram que em algumas regiões, como o estado da Paraíba, marcado pela escassez nos recursos referentes à área da saúde, os números de mortalidade materna são preocupantes, e grande parte deles ocorre nas classes desfavorecidas. As maiores causas das mortes estão relacionadas a hipertensão gestacional, hemorragia, aborto, infecção pós-parto e doenças circulatórias. (Assessoria )

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário