Coordenadores Pedagógicos: levem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para a sua escola

- Divulgação / Rio 2016
Faltando menos de 1 ano para as Olimpíadas, o portal oficial dos jogos na internet lançou uma página dedicada apenas à educação, chamada Transforma. O conteúdo oferece com aulas digitais gratuitas sobre temas relacionados como o espírito olímpico, história, atividades, games e todo tipo de material para estudantes de todo o Brasil já entrarem no clima do maior evento esportivo do mundo.

A proposta do Transforma é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do país criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar. Tem uma seção exclusiva para coordenadores pedagógicos com ferramentas digitais gratuitas para serem usadas tanto na escola em geral quanto dentro da sala de aula.

Transforma Educação

Transforma é o Programa de Educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas. O Transforma atua em parceria com as escolas criando oportunidades para estudantes de Ensino Fundamental e Médio vivenciarem os Valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentarem novos esportes e engajarem-se nos Jogos.

O programa oferece material didático de referência sobre os Movimentos Olímpico e Paralímpico (como História, Jogos, simbologia e valores) e sugestões de experimentação esportiva para as escolas. O conteúdo pedagógico inclui ainda cursos de formação sobre a metodologia do programa e dicas de atividades multidisciplinares que podem ser desenvolvidas pelas escolas. Ao longo do ano letivo, o Transforma lança desafios escolares que estimulam a criatividade dos alunos.

As escolas podem acessar livremente o conteúdo pedagógico do Transforma na internet.

Aulas digitais gratuitas

Na área para coordenadores pedagógicos, você encontra aulas digitais prontas para serem aplicadas na sala de aula. Os educadores poderão ensinar aos seus alunos desde a simbologia dos Jogos (aros, tocha e trégua Olímpica, mascotes…) até a história e curiosidades de esportes Olímpicos e Paralímpicos. A página ainda oferece dicas de atividades relacionadas ao maior evento esportivo do mundo para motivar os alunos.

Os materiais são sempre atualizados e todo mês são incluídas novas atividades. Confira algumas:

    Valores Educacionais do Olimpismo: Saiba como os valores Olímpicos e Paralímpicos podem contribuir para os resultados da escola.
    Olimpismo, Movimento Olímpico e Valores: Entenda a origem da filosofia do Olimpismo e os pilares da educação Olímpica.
    Guia Escolar Paralímpico: Conheça o Movimento Paralímpico, os valores e esportes, e organize o Dia Escolar Paralímpico.
    Cartazes Escolares: Baixe o calendário do Transforma, a árvore de valores e os mascotes dos Jogos Rio 2016.
    Material para Formação de Tutores: O tutor é responsável por dar suporte aos alunos nas atividades do Transforma. Aprenda a formar esse profissional tão importante da sua escola.
    Kit Escola 1: O Kit Escola traz uma série de atividades e curiosidades para professores de diversas disciplinas levarem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro da sala de aula. Caça aos pictogramas, medalhista “por acidente” e muito mais.
    Kit Escola 2: Aqui você encontra atividades e curiosidades sobre a tocha olímpica, as medalhas, as moedas comemorativas dos Jogos e mais.
    Kit Escola 3: Leve para sua escola diversas curiosidades sobre os símbolos, as mascotes e os pictogramas. Este Kit traz ainda o passo a passo para a prática escolar de goalball, badminton e hóquei sobre grama.
    As tochas Olímpicas e Paralímpicas: História, curiosidades e conceitos. Saiba tudo sobre a Tocha Rio 2016.
    Mascotes: Mascote significa amuleto da sorte. Entenda como elas se transformaram nas embaixadoras dos Jogos Olímpicos.

Leve os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos para a sua escola e entre no clima do Rio 2016 com diversão e aprendizado. (Com Canal de Ensino)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário