DECISÃO: Juiz de Campina Grande multa internauta em R$ 50 mil por divulgar no twitter pesquisa eleitoral sem registro

A pesquisa apontava Romero Rodrigues (PSDB) na liderança das intenções de voto e ação judicial foi movida pela Coligação da candidata Tatiana Medeiros (PMDB)

O Tribunal Regional Eleitoral aplicou uma multa sobre o internauta Gustavo Lucena. A decisão foi tomada pelo juiz Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, juiz da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande.

O internauta teria divulgado, em seu perfil do Twitter, os resultados de uma pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Campina Grande. Segundo dados do processo, a publicação foi realizada no dia 6 de outubro – véspera do primeiro turno.

A suposta pesquisa foi realizada pelo Instituto 6Sigma e encomendada por uma emissora de rádio da cidade. Na pesquisa, o candidato Romero Rodrigues (PSDB) assumia a liderança nas intenções de voto dos eleitores de Campina Grande.

A ação judicial foi movida pela Coligação Campina Grande Segue em Frente – representada pela candidata a prefeita Tatiana Medeiros (PMDB) – e o administrador de empresas deverá pagar uma multa no valor de R$ 53,2 mil, já que a pesquisa divulgada por Gustavo não tinha sido registrada na Justiça Eleitoral.

Em sua defesa, Gustavo Lucena afirmou não ter nenhuma filiação partidária e que irá recorrer a sentença. O administrador de empresas declarou ainda não acredita ter cometido alguma ação fraudulenta, uma vez que teria apenas ‘rettwitado’ uma publicação de outro usuário.

Já o Instituto 6Sigma afirma que não divulgou nenhuma pesquisa na data em que Gustavo realizou a publicação e que a divulgação dos números é de exclusiva responsabilidade do internauta.

 No primeiro turno das eleições, Romero Rodrigues obteve 97.659 votos, contra 65.501 votos da candidata Tatiana Medeiros. Foram apurados 280 mil e 207 votos.

*Do portalcorreio

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem